pandemia

Rosário do Sul adere à bandeira vermelha e comércio está fechado nesta quinta

18.398

Depois de três dias de discussão, na manhã desta quinta-feira, estabelecimentos não essenciais começaram o dia com as portas fechadas em Rosário do Sul, cumprindo as determinações da bandeira vermelha. Desde o domingo, o município, em conjunto com outras 10 cidades vizinhas da Fronteira Oeste, contestava a classificação de alto risco atribuída pelo modelo do distanciamento controlado, e tentava reverter a cor em negociações com o Estado.

10 cidades na região não têm casos confirmados de coronavírus

A Associação dos Municípios da Fronteira Oeste (Amfro) encaminhou ofício ao governador do Estado, pedindo a revisão dos números usados como parâmetro para a definição das bandeiras. Na terça-feira, a reavaliação ocorreu e duas das quatro regiões foram reclassificadas: as áreas de Santa Maria e Santo Ângelo voltaram para a bandeira laranja, de risco médio, mas Caxias do Sul e Uruguaiana seguiram na vermelha. Com isso, os municípios da Amfro ligados a Uruguaiana, incluindo Rosário, permaneceram na classificação mais restritiva, a vermelha. 

Em um dia, Brasil registra mais de 32 mil novos casos e 1.269 mortes pela Covid-19

Contudo, a quarta-feira ainda foi de comércio aberto. É que os municípios seguiam contestando os dados e alegavam que eles estavam desatualizados. Ainda na quarta, a prefeitura de Rosário explicou em nota que aguardava a análise dos novos números até o fim daquele dia. Caso contrário, seria obrigada a cumprir as determinações da bandeira vermelha. Isso porque o Ministério Publico do Estado deu prazo para que os municípios notificassem ao órgão as medidas que estavam tomando, em acordo com o Estado, para prevenção ao coronavírus. O prazo, de 48 horas, encerrou-se na quarta. 

Com isso, nesta quinta-feira, a bandeira vermelha foi adotada por Rosário. O município publicou nota orientando os cidadãos sobre as novas medidas.

O presidente do Centro Empresarial de Rosário do Sul (CER), Fernando Mahmud, disse que leis precisam ser cumpridas e que hoje o comércio já está fechado:

- Só o que vai funcionar são os serviços essenciais. Nós estamos cumprindo o decreto estadual. Não concordamos, mas estamos obedecendo. 

Conforme divulgado pelo boletim da prefeitura, Rosário do Sul tem dois casos confirmados e ativos de Covid-19 no momento. Até agora, nenhum óbito pelo vírus foi registrado na cidade, de cerca de 40 mil habitantes. Há pouco mais de 60 km dali, na vizinha São Gabriel, há 181 casos de coronavírus, sendo 102 ativos. O município, que tem pouco mais de 60 mil habitantes, também já registrou sete óbitos. 

Carregando matéria

Conteúdo exclusivo!

Somente assinantes podem visualizar este conteúdo

clique aqui para verificar os planos disponíveis

Já sou assinante

clique aqui para efetuar o login

Anterior

PRF apreende R$ 210 mil e 30 mil dólares na BR-290 em Rosário do Sul

Próximo

Secretaria de Assistência Social de Rosário do Sul começa a distribuir 2 mil cestas básicas

rosário do sul